As lavadeiras são tiradas da beira do Rio Parnaíba e conduzidas a uma lavanderia estruturada na Fundação. Além da higienização de roupas, e as famílias recebem àgua potável para seu consumo diário, o sistema de àgua da cidade é precária e em contrapartida participam de atividades sócio-educativas. Diariamente cerca de 120 famílias são beneficiadas.
São doados 01 família de caprinos (04 cabras e 01 bode reprodutor), bem como materiais para construção do estábulo às famílias paupérrimas. Os beneficiados passam a ter mais condições de prover o auto-sustento, utilizando os animais como fonte de alimento, troca por outros animais e venda para compra de alimento, medicamento e outros. Após 03 anos, os
beneficiados começam a devolver os 05 caprinos à entidade que os repassarão a outras famílias. Mais de 120 famílias já foram beneficiadas.
Gestantes provenientes da zona rural ficam instaladas nesse alojamento, recebendo os cuidados necessários nos períodos de pré e pós-parto, bem como orientações educativas. Anualmente mais de 40 mães são atendidas.
Muitos jovens da zona rural que são obrigados a interromper os estudos, pois não têm onde morar na cidade. A Fundação possui 08 quartos, ambos com banheiros e uma cozinha comunitária, que são disponibilizados, gratuitamente, esses jovens, frequentam a escola noturna e ainda, participam de algumas atividades promovidas pela entidade.
São doadas máquinas de costuras e bordado à algumas alunas que concluem com êxito o curso de corte-costura, porém, não dispõem dessa ferramenta para trabalhar. Essa ação tem estimulado a geração de novos postos de trabalho, incrementando o orçamento familiar. Mais de 50 participantes já foram contempladas.
Conta com uma “escola de futebol” que treina 02 times, compostos por crianças e adolescentes, na faixa etária de 08 a 12 e de 13 a 17 anos de idade.
Tem como objetivo incorporar saberes, através do resgate das manifestações culturais é pautado na valorização da cultura local e preservação do Folclore, beneficiaram desde da sua implantação mais de 650 adolescentes carentes do município de Barão de Grajaú no Maranhão.
São oferecidos acompanhamentos e orientações às famílias em situação de vulnerabilidade inexperientes ou que não possuem conhecimentos específicos sobre assuntos corriqueiros (Ex.: documentações, aposentadorias, etc) e que precisam de ajuda para terem acessos a benefícios garantidos por lei a todo cidadão brasileiro.